Bomba Atómica

Bomba Atómica
Bomba Atómica

Em 1939, Einstein escreveu ao Presidente Roosevelt, aconselhando-o a construir a bomba atómica. Receava que os nazis a construíssem primeiro. Passado pouco tempo, os EUA iniciaram a produção desta arma devastadora.

Uma equipa de militares e cientistas, entre os quais se contavam o italiano Enrico Fermi, prémio Nobel da Física, e Robert Oppenheimer, brilhante físico de origem alemã, conseguiu fazer explodir com sucesso uma bomba atómica experimental, no deserto do Novo México, a 15 de Julho de 1945.

O explosivo desta bomba era constituído por uma carga de plutónio 239. A enorme quantidade de energia libertada pela fissão dos núcleos dos átomos de plutónio era equivalente à explosão simultânea de 20 mil toneladas de explosivo tradicional (TNT). Mas uma bomba atómica, depois da explosão, continua a matar, devido aos efeitos da radioactividade.

Para além da bomba experimental, foram construídas outras duas, que seriam lançadas poucas semanas mais tarde sobre o Japão, com efeitos terríveis: em Hiroshima, onde explodiu a primeira, a cidade ficou completamente arrasada e cerca de 200 mil pessoas morreram ou foram afectadas pelas radiações.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow