Fanta foi criada na Alemanha durante a Segunda Guerra mundial
famoso refrigerante nasceu na Alemanha nazi, quando a subsidiária europeia da Coca-Cola teve de criar bebidas alternativas devido ao bloqueio comercial com os Estados Unidos.
Em 1930, a Coca-Cola era a bebida não alcoólica mais popular da Alemanha. Nos primeiros anos do regime nazista, foram construídas cerca de 50 fábricas do refrigerante. O país vendia cerca de 5 milhões de caixas por ano. Com a entrada dos EUA na guerra em 1941 acabava-se a Coca-cola na Alemanha.
Perante a impossibilidade de importar os ingredientes, Max Keith foi forçado a inovar. Numa tentativa de manter a empresa viva, Keith desenvolveu a Fanta usando ingredientes limitados disponíveis durante a guerra, como fibras de maçã e subprodutos da prensagem de cidra.
A bebida, apesar de ser uma sombra do sabor da Coca-Cola, tornou-se popular, servindo não apenas como refrigerante, mas também como adoçante para alimentos, devido à escassez de açúcar
FALTAVA UM NOME FORTE
Foi uma escolha rápida. A reunião para decidirem o nome do produto começou por Keith a pedir para usarem a imaginação (fantasie em alemão). Neste preciso momentoo vendedor Joe Knipp gritou "Fanta!".
Embora a Coca-Cola tenha conseguido distanciar-se das origens nazis da Fanta, a marca enfrentou reações negativas em 2015 durante a comemoração do 75-º aniversário da bebida, devido a um anúncio que fazia referência aos “Bons Velhos Tempos“, percebido por muitos como uma alusão à era da Alemanha nazista. O anúncio acabou por ser retirado devido à polémica.
O que achou desta curiosidade magenta?