Maratona

O esforço que Filípedes empregou em sua missão foi tão grande que, ao chegar a seu destino, noticiou a vitória grega e morreu com o desgaste da missão.

Maratona

Considerada como uma das mais prestigiadas modalidades dos jogos olímpicos, a maratona é tida como uma modalidades desportiva que marcam a história do desporte mundial. Não se limitando ao evento olímpico, existem diversas provasa nível mundial de maratona, em Portugal a mais conhecida é a Maratona S. Silvestre.

Por falar em antiguidade, a modalidade da maratona é bem mais antiga que a realização dos jogos olímpicos modernos. Segundo alguns estudiosos, a corrida foi originalmente inventada durante as Guerras Médicas, quando gregos e persas lutavam entre si pelo controle da Ásia Menor e da Península Balcânica. Na primeira parte do conflito, os gregos venceram os persas em uma eficiente estratégia de batalha executada na planície de Maratona, que dá nome ao desporte.

Nessa ocasião, a notícia da batalha deveria ser urgentemente passada aos gregos que habitavam na cidade de Atenas. Para que a tarefa chegasse as tropas gregas elegeram um habilidoso soldado Filípides para percorrer a distância de quarenta e dois quilómetros que separava a cidade de Atenas e a planície de Maratona. O esforço que Filípedes empregou em sua missão foi tão grande que, ao chegar a seu destino, noticiou a vitória grega e morreu com o desgaste da missão.

A primeira homenagem feita ao grego que percorreu heroicamente esses 42 quilómetros foi realizada em Atenas, nas Olimpíadas de 1896.

O que achou desta curiosidade magenta?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow