Olhos de todas as cores
Sabia que existem olhos vermelhos e rosa?...e olhos violeta? Conheça algumas das mais raras e exóticas cores de olhos que existem.
Não é novidade para ninguém que animais e seres humanos podem ter uma variedade incrível de cores de olhos. E não estamos falando apenas dos castanhos, azuis e verdes.
As cores dos olhos também são ditadas pela concentração de pigmentos na íris dos olhos, determinada pela concentração de melanina. Para quem não sabe, essa é uma espécia de proteína que determinam o tom da pele, dos cabelos e, claro, dos olhos.
Conheça 5 raras cores de olhos que existem por aí:
1. Vermelho ou rosa
Sem dúvida nenhuma, essa é uma das cores de olhos mais raras que existem por aí. Normalmente, é mais fácil ver pessoas albinas com essa tonalidade de íris, já que ela ocorre devido à falta de pigmentação. Logo, quando a luz bate, o que ela acaba refletindo é a a cor vermelha dos vasos sanguíneos que está na parte de trás dos olhos.
Quando tiramos uma foto e saímos com os olhos vermelhos, por exemplo, acontece basicamente o mesmo processo de reflexo da luz.
2. Violeta
Também produzida pela falta de pigmentação, essa tonalidade também é mais comum em pessoas muito brancas ou albinas. Nesse caso, o que o corre é que a falta de pigmento, refletindo o vermelho da retina, acaba se misturando com o pigmento reduzido da íris.
Um fato curioso é que apenas 1% das pessoas no mundo têm olhos violeta. A atriz americana Elizabeth Taylor fazia parte dessa seleta fatia da humanidade.
3. Âmbar
Apesar de não ser tão “diferentona” quanto as cores de olhos que descrevemos primeiro, olhos cor de cor âmbar são raros e exóticos, pelo menos no caso dos seres humanos.
E, embora seja bem difícil encontrar pessoas com esse tom de olhos, ele é mais frequente em pessoas que nascem na Europa, em partes da Ásia e até mesmo aqui no América do Sul.
Essa tonalidade dá devido à maior concentração de um pigmento chamado lipocromo.
4. Verdes
Embora essa seja uma das cores de olhos com as quais estamos relativamente acostumados, a verdade é que olhos verdes também são raros. Aliás, especialistas estimam que apenas 2% da população mundial tenha esse tonalidade de olhos.
Pessoas com olhos verdes são mais encontradas na Europa, especialmente nas regiões Norte e Central.
Sobre a cor, deve-se à pouca melanina e a grande presença de lipocromo. Mas, claro, essa não é a única particularidade dessa cor de olhos.
5. Pretos
Pode até parecer comum, mas pessoas com olhos realmente pretos são raras. A cor intensa é o resultado de uma alta concentração de melanina na íris.
Mas essa não é somente uma cor exótica e bela, ela também é rara. Apenas 1% da população mundial conta com olhos pretos e essas pessoas costumam ser de África ou Ásia
Para saber se tem olhos castanhos intensos ou pretos, basta fazer o teste da lanterna. Vire a luz nos olhos, em frente ao espelho, e, se eles forem realmente pretos vão continuar muito escuros.
O que achou desta curiosidade magenta?